logo Terra Roxa news

O que acontece em Terra Roxa e Região você encontra aqui!

Viva Moveis Rusticos

O que é Sarampo e quais suas características

Secretária Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, separou algumas informações do que é o Sarampo e suas características gerais.

Participe em nosso grupo do Whatsapp

Descrição:

Doença viral, infecciosa aguda, potencialmente grave, transmissível, extremamente contagiosa. A viremia provoca uma vasculite generalizada, responsável pelo aparecimento das diversas manifestações clínicas.

Agente etiológico.

RNA vírus pertencente ao gênero Morbillivirus, família Paramyxoviridae.

Reservatório.

O homem (Modo de transmissão).

Ocorre de forma direta, por meio de secreções nasofaríngeas expelidas ao tossir, espirrar, falar ou respirar. Daí a elevada contagiosidade da doença. Também tem sido descrito o contágio por dispersão de aerossóis com partículas virais no ar, em ambientes fechados, como escolas, creches e clínicas.

Período de incubação.

Pode variar entre 7 e 21 dias, desde a data da exposição até o aparecimento do exantema.

Período de transmissibilidade.

Inicia-se 6 dias antes do exantema e dura até 4 dias após seu aparecimento. O período de maior transmissibilidade ocorre 2 dias antes e 2 dias após o início do exantema. O vírus vacinal não é transmissível.

Suscetibilidade e imunidade.

De um modo geral, todas as pessoas são suscetíveis ao vírus do sarampo.

Lactentes, cujas mães já tiveram sarampo ou foram vacinadas, podem ter imunidade passiva conferida por anticorpos transmitidos pela via transplacentária. Essa imunidade é transitória e pode perdurar até o final do 1º ano de vida, razão pela qual pode haver interferência na resposta à vacinação em menores de 12 meses de vida. No Brasil, cerca de 85% das crianças perdem esses anticorpos maternos por volta dos 9 meses de idade.

Manifestações clínicas.

Caracteriza-se por febre alta, acima de 38,5°C, exantema maculopapular morbiliforme de direção cefalocaudal, tosse seca (inicialmente), coriza, conjuntivite não purulenta e manchas de Koplik (pequenos pontos brancos amarelados na mucosa bucal, na altura do terceiro molar, antecedendo o exantema).

Fonte: Assessoria Terra Roxa

Share this post :

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Receber Novidades

Quer receber as novidades em primeira mão, acesso nosso Grupo no WhatsApp

Últimas Notícias
Categorias